Avançar para o conteúdo principal

KIT MOLA - TRELIÇAS


Aula dinâmica realizada pelo professor Shataloff.
Analise de estruturas com o Kit Mola.

1 - Monte um Tetraedro, Prima Triangular, Pirâmide Base Quadrada, Prisma Retangular, Pirâmide Base Pentagonal.

TETRAEDRO


ANALISE: A estrutura não tem apoios verticais, e sendo aplicada um força na rótula a estrutura apresenta flambagem.

PRISMA TRIANGULAR

ANALISE: A estrutura fica fixa com os apoios “travando” toda a estrutura, porém sem os apoios a estrutura não tem resistência

PIRAMIDE DE BASE QUADRADA

ANALISE: Nessa estrutura a pirâmide apresenta quatro pontos para dissipação da força aplicada, sendo distribuídas entre si, mas mesmo esta estrutura com tantos pontos de dissipação ocorre flambagem nas barras.

PRISMA RETANGULAR

ANALISE: A estrutura fica estável, os apoios estão fixando a estrutura e quando aplicada uma força, ela tende a aguentar. Porém se não tivessem os apoios a estrutura ficaria instável.

PIRAMIDE DE BASE

ANALISE: E estrutura apresenta resistência a força aplicada, mas a flambagem também ocorre nas barras por que quando as forças são distribuídas sobre a rótula as barras envergam.

2 - Monte uma treliça espacial formada por tetraedros.


TRELIÇA ESPACIAL

ANALISE: A base da figura é desproporcional ao peso superior da estrutura, os pilares não são fortes suficiente para aguentar a carga aplicada pela própria estrutura, e excesso de peso prejudica o equilíbrio.

3 - Avaliar os efeitos de ligações entre os elementos estruturais, monte uma treliça espacial por pirâmides de base quadrada.


TRELIÇA ESPACIAL POR PIRÂMIDES DE BASE QUADRADA

ANALISE: Os travamentos da estrutura fazem com que ela fique estática e a rótula central não precisa de apoio porque a própria estrutura faz com que ela fique estável.

4 - Estudar as treliças e relato



TRELIÇA PLANA


ANALISE: Treliça Plana: Faltou elementos tirante na estrutura para estabilizá-la, a carga aplicada na estrutura gerou forças horizontais causando afastamentos nos pontos de apoio. Fazendo que a estrutura fique instável.

5 - Estudar e duas treliças iguais às do exemplo anterior, lado a lado, sem o pilar central. Perceba que, apenas com o peso próprio ocorre a aproximação da parte superior das treliças.



ESTRUTURA 01


ANALISE: A estrutura já está com os pilares de sustentação, e tende a suportar as cargas aplicadas distribuídas nos pilares centrais os comprimindo.

ESTRUTURA 02

ANALISE: Com a flexão na rotula superior a estrutura tende a tracionar as barras inferiores.

6 - Monte e estude as flexões, compressões, trações.


ESTRUTURA

ANALISE: Com a flexão da barra superior a estrutura tende a tracionar as barras inferiores.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

RELATÓRIO - PONTE TRELIÇADA EM PALITOS DE PICOLÉ

Faculdade Uniamérica PROJETO INTEGRADOR: PONTE TRELIÇADA EM PALITOS DE PICOLÉ Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Engenharia de Estruturas, no Curso de Engenharia Civil, na Universidade Uniamérica , para o prof. Vitor Hugo Foz do Iguaçu, 2018 RESUMO             Este trabalho se baseia na construção de uma ponte treliçada feita de palitos de picolé, foram feitas pesquisas, cálculos vetoriais que possibilitassem que a ponte aguentasse um peso de 70kg, portanto o material a ser escolhido para a montagem, foi fundamental, juntamente com os cálculos feitos. É importante também a escolha da ponte, utilizamos a ponte com treliças do tipo Warren. Palavras-chave: palitos, cálculos, picolé, warren . 1.          INDRODUÇÃO             As pontes são est...

EXERCICIOS EM SALA - PORTICOS

      Sob a orientação Professor André Shataloff no dia 19 de outubro de 2018 nas instalações do centro universitário Uniamérica, foi proposto um exercício conforme abaixo, onde tivemos que fazer os diagramas de esforços normais, cortantes e momento fletor. 1. Calcule as reações de apoio e faça os traçados dos diagramas de esforços normais (N), esforços cortantes (Q) e momento fletor (M), do pórtico abaixo. VA+VB=9KN  HA=4kn VB*3 + 4*3 - 9*1,5= 0 VB3+12-13,5=0 VB3 - 1,5 =0 VB = 1,5/3 = VB = 0,5KN     VA=8,5KN Diagrama de Esforços Normais Diagrama de Esforços Cortantes Diagrama Momento Fletor 2. Calcule as reações de apoio e faça os traçados dos diagramas de esforços normais (N), esforços cortantes (Q) e momento fletor (M), do pórtico abaixo. VA+VC-22TO=0 VA+VC = 22TO -4VA + 12*3 - 10 = 0 VA= 46/4 VA = 11,5 TO/M VC= 10,5TO/M Diagrama de Esforços Normais Diagrama de Esforços Cortantes D...

EXERCÍCIO EM SALA - PROF SHATALOFF

Na aula de Engenharia de Estruturas  do Prof. Shataloff, do dia 07 de novembro, realizamos uma atividade onde um grupo x de alunos resolviam determinados exercícios da plataforma de ensino da Uniamerica (blackboard).             Nosso grupo devia realizar os exercícios 1, 2 e 3 do blackboard sobre Falha (Fluência).  1)      Assinale a alternativa correta com relação à fluência:       a)      Em geral, quanto menor o módulo de elasticidade (E) do material melhor será sua resistência à fluência.       b)      Em geral, quanto menor a temperatura de fusão do material melhor será sua resistência à     fluência.       c)      Quanto maior o tamanho do grão menor será sua resistência à fluência.      d)   ...