Aula dinâmica
realizada pelo professor Shataloff.
Analise
de estruturas com o Kit Mola.
1 - Monte
um Tetraedro, Prima Triangular, Pirâmide Base Quadrada, Prisma Retangular,
Pirâmide Base Pentagonal.
TETRAEDRO
ANALISE: A estrutura não tem apoios verticais, e sendo aplicada um força na rótula a estrutura apresenta flambagem.
PRISMA TRIANGULAR
ANALISE: A estrutura fica fixa com os apoios “travando” toda a estrutura, porém sem os apoios a estrutura não tem resistência
PIRAMIDE DE BASE QUADRADA
ANALISE: Nessa estrutura a pirâmide apresenta quatro pontos para dissipação da força aplicada, sendo distribuídas entre si, mas mesmo esta estrutura com tantos pontos de dissipação ocorre flambagem nas barras.
PRISMA RETANGULAR
ANALISE: A estrutura fica estável, os apoios estão fixando a estrutura e quando aplicada uma força, ela tende a aguentar. Porém se não tivessem os apoios a estrutura ficaria instável.
PIRAMIDE DE BASE
ANALISE: E estrutura apresenta resistência a força aplicada, mas a flambagem também ocorre nas barras por que quando as forças são distribuídas sobre a rótula as barras envergam.
2 - Monte uma treliça espacial formada por tetraedros.
TRELIÇA ESPACIAL
ANALISE: A base da figura é desproporcional ao peso superior da estrutura, os pilares não são fortes suficiente para aguentar a carga aplicada pela própria estrutura, e excesso de peso prejudica o equilíbrio.
3 - Avaliar os efeitos de ligações entre os elementos estruturais, monte uma treliça espacial por pirâmides de base quadrada.
TRELIÇA ESPACIAL POR PIRÂMIDES DE BASE QUADRADA
ANALISE: Os travamentos da estrutura fazem com que ela fique estática e a rótula central não precisa de apoio porque a própria estrutura faz com que ela fique estável.
4 - Estudar as treliças e relato
TRELIÇA PLANA
ANALISE: Treliça Plana: Faltou elementos tirante na estrutura para estabilizá-la, a carga aplicada na estrutura gerou forças horizontais causando afastamentos nos pontos de apoio. Fazendo que a estrutura fique instável.
5 - Estudar e duas treliças iguais às do exemplo anterior, lado a lado, sem o pilar central. Perceba que, apenas com o peso próprio ocorre a aproximação da parte superior das treliças.
ESTRUTURA 01
ANALISE: A estrutura já está com os pilares de sustentação, e tende a suportar as cargas aplicadas distribuídas nos pilares centrais os comprimindo.
ESTRUTURA 02
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQ3INN283aQT0pg3I4i5AaBTGiqa4IHTA9tcR3tuk3YxNIVNNeQLuU48ATjFoHsGTVCTBjf46q07l0ua8UxoUv7cJ-gC6CL7cj0PDce0j6kXAWOx_B0jy3LbGEh3tPxUHMSbwKNqAMvA3r/s1600/12.jpeg)
ANALISE: Com a flexão na rotula superior a estrutura tende a tracionar as barras inferiores.
6 - Monte e estude as flexões, compressões, trações.
ESTRUTURA
ANALISE: Com a flexão da barra superior a estrutura tende a tracionar as barras inferiores.
Comentários
Enviar um comentário